quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

E assim foi 2008...

...ou melhor, e assim se foi 2008. Acredito que o Ano Novo seja o dia mais positivo do ano. Mesmo que o ano que se passou tenha sido ótimo, todos entram em uma corrente vibratória otimista e esperançosa de um novo ano que se aproxima; que este seja ainda melhor. E como qualquer outro ser humano que se preze, também estou extramente otimista e esperançosa com o ano de 2009. Mas junto com essa euforia, existe em mim um sentimento de frustração com a entrada do próximo ano: 8 anos de ensino fundamental, 3 de ensino médio e 2 semestres inteiros de um curso superior e, a partir de amanhã, serei uma semi-analfabeta, ou semianalfabeta. Até agora não entendi por que tirar o trema e adicionar o k, o w e o y ao alfabeto. Vai ver o trema não serve para nada importante, como por exemplo indicar como se pronuncia certas palavras corretamente, e o k, o w e o y são muuuito usados na nossa língua e não podem ficar de fora! É por isso que à meia-noite (ou meianoite?) eu vou beber e esquecer.
E para dar uma ajudinha no amor e no bolso, existem milhares de simpatias, que nunca funcionam, mas que nunca custa tentar. Aqui em casa, sempre comemos lentilha. Não que eu acretide, porém se algo der errado no próximo ano, não quero ninguém me dizendo "viu, não quis comer lentilha". Então eu como. Além disso, na virada do ano, todos lançam mão de uma politicagem, começando com as promessas que nunca são cumpridas: vou emagrecer, entrar numa academia, parar de fumar, parar de beber e dar vexame nas festas do trabalho, etc.
E diferente do Natal, não existem filmes temáticos para o Ano Novo. Na verdade, eles continuam passando os filmes natalinos até o dia 30, depois voltam à programação normal junto com os programas especiais com retrospectivas do ano. Por isso a minha idéia era fazer um cine retrô, com os melhores filmes de 2008. No entanto, não assisti a filmes suficientes para criar uma lista. Aliás, esta vai ser minha promessa de fim de ano: no ano que vem, prometo ir, quando eleita for, uma vez por mês ao cinema e à locadora pelo menos. E prometo ainda comentá-los todos aqui.
Neste último texto do ano, quero desejar um feliz e iluminado Ano Novo a todos nós. E que venha 2009!

Nenhum comentário: