domingo, 24 de janeiro de 2010

Dinheiro posto fora

E isso é algo que eu quero dizer.
Há tempos que não estréia nenhum filme que eu realmente ache que valha a pena assistir no cinema. E ainda não estreiou. O primeiro filme que vi no cinema em 2010 foi Avatar 3D. Fui mais pelo 3D do que pelo Avatar. E já fui preparada sabendo que acharia o filme uma porcaria. Mas, puxa, uma porcaria que sai da tela. Eu nunca tinha visto nada em 3D antes, e o que mais me impressionou foram os trailers em animaçã 3D. Já o filme...foi um ingresso extremamente caro e ainda não pude levar nada de brinde. E para provar que não estou sendo muito crítica, é só reparar nas pessoas que lá pelas tantas tiram os óculos, de cantinho, para ver o que se perde. Eu tirei também. Fora as figuras embaçadas, não perdi muita coisa; isto é, acho que se tivesse visto em 2D, não teria sido melhor ou pior. Até porque, o filme em si já é um efeito especial grandioso. O 3D é só para dar uma forcinha àqueles com falta de imaginação. E para nós que já estamos acostumados com o que de melhor a tecnologia pode fazer nos cinemas, é díficil se deixar impressionar por algo. Mas admito que Avatar superou as expectativas. É tudo muito surreal. E os bichos meio pré-históricos, todos coloridos e brilhantes, são realmente muito bonitos. E que baita imaginação de quem os criou (regada a muito LSD?)! Todos os animais e plantas são deslumbrantes e muito "palpáveis", de fato.
E agora o que eu realmete quero falar: sobre a história, sobre a mensagm que o filme nos trás. O povo de Pandora se comunica com todos os seres vivos e considera cada pedaço de terra, semente, plantas, flor, animal sagrado. Já os demônios brancos, vulgo nós, só pensam em como convertar tudo em dinheiro a qualquer custo. Mesmo que esse custo seja destruir uma nação, um ecossistema, ou seja lá o que for inteiro. E todo mundo captou bem isso. Na academia, tinha alguém comentando de como, além dos efeitos, a mensagem era muito bonita. Na rua, sempre tem um outro alguém falando de como é uma lição de vida muito importante, como isso está acontecendo de verdade conosco. Enfim, onde quer que eu vá, a história de Avatar está sempre sendo exaltada de alguma forma. O próprio diretor, os próprios atores, sempre que têm a oportunidade, comentam que é com grande orgulho que fizeram parte de uma história com uma mensagem iminente que precisa ser dita ao mundo. Ora, baita hipocrisa!
Em primeiro lugar, todo mundo sabe que o povo tem memória curta. As pessoas só vão se lembrar enquanto o filme ganhar um Globo de Ouro, e depois o Oscar. Falando em tempo, se lembrarão até o fim de março e deu. E também, de nada adianta a grande massa concordar e repetir, como um grande rebanho de ovelhas, que é uma boa mensagem, que perdemos o contato com o mundo natural, que blá blá. Não precisa ser nenhum gênio, muito menos assistir a um filme 3D, para notar a nossa própria estupidez. E ficar falando, não resolve nada; é preciso agir. As pessoas não precisam falar; precisam tomar atitudes que podem converter nossa situação ecológica atual. Então, se não forem fazer nada, não falem nada também!
Segundo, já que todos que fizeram o filme enchem a boca para falar da importancia da filosofia do filme, por que eles não doam parte do lucro para instituições ecológicas? Até pode ser que doem, mas vai ser com um gostinho de "é o mínimo que podemos fazer". O mais provável, é que invistam em algo como Avatar 3D 2.
Enquanto assistia ao filme, tentei comparar os elementos fantásticos com os nossos do mundo real: os animais se comunicam com o meio; sabem e fogem quando uma tsunami vai ocorrer; nós vamos brincar na praia. Em suma, somos um bando de patetas brancos jogados aqui por acaso. Mas no momento em que retireios óculos, não pude parar de pensar na enorme contradição que e acabara de ver. Eu sei que, acima de todas as minhas críticas, Avatar 3D foi uma grande revolução para o cinema, admito isso. E que naquelas 2 horas e pouco, o filme te envolve e te leva para outro nível de pensamento. Sim, sou uma apaixona por cinema. Mas também tenho paixão pela nossa "Pandora". E não consigo parar de pensar que esses milhões de dólares poderiam ser usados para evitar que outros milhões de áreas verdes fossem devastadas para construir arranhacéus enormes. Poderiam ser investidos em projetos contra a exploração de combustível fóssil. Mesmo que Avatar tenha sido um marco na história do cinema, preferia perder essa referência em troca das árvores que poderíamos ter de volta. Dava tudo para ter as espécies de pássaros somente existentes em cativeiros voar em (suposta)liberdade no céu de novo. Lutaria até o fim para que cada animal que fosse morto, tivesse seu sofrimento reconhecido.
Avatar é um filme com efeitos especiais caríssimos e com uma pedagogia barata. E não quero com isso converter as pessoas a pensarem da mesma forma que eu. Muito menos a lutarem por um mundo sustentável, ou serem ecologicamente corretas. Gostaria apenas que falassem a verdade e parassem de fingir que se importam. Afinal, cada um gasta o seu dinheiro da forma que bem entender. Eu gastei o meu no ingresso do filme...

Um comentário:

Jenny Souza disse...

Eu não consegui assistir Avatar em 3D, assisti em 2D mesmo pq não tinha outro horário, e sempre que comento isso com as pessoas elas me fazem sentir inferior por isso hahaha
Você me fez sentir um pouco melhor no entanto.
Thanks. :)

Infelizmente cada um gasta o dinheiro com o que quer de fato, eles gastaram fazendo o filme, a industria nunca vai deixar de produzir, mesmo se eles doarem o mesmo valor que foi gasto com o filme para projetos em prol do meio ambiente eles fariam o filme do mesmo jeito, seria o dobro de dinheiro gasto, metade para o filme e metade para o meio ambiente, mas mesmo assim a industria não deixaria de produzir e nem anularia o emprego de centenas de pessoas que estão todos os dias se especializando em novas artes tecnologicas.

A mensagem mesmo sendo de certa forma hipocrita é alguma mensagem, se é pra se gastar tanto com produções anuais que ao menos seja com algo mais substancial que super herois bipolares que lutam contra inimigos esdruxulos. hehe Se as pessoas vão mudar em algo, mesmo que de forma pequena e quase imperceptivel, não da para saber, mas quem sabe? ^^

Enfim a vida é um paradoxo, mas comos sempre: otimo texto. Forte e muito bem escrito.